English (UK)Frenchfr-FRPortuguspt-PTSpanishES

LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia

LNEG logo com link para site do LNEGO LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia é um laboratório de estado do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia que realiza atividades de investigação e desenvolvimento orientadas para as necessidades da sociedade e das empresas. Investindo numa investigação sustentável, em linha com as melhores práticas internacionais, o LNEG assegura que as suas áreas de conhecimento permitem uma resposta adequada às necessidades do setor empresarial.

A estrutura funcional do LNEG reflete os dois pilares principais das áreas centrais do LNEG:

LEN – Laboratório de Energia,, que inclui 5 Unidades de I&D (Análise Energética e Redes; Eficiência Energética; Energia Solar; Bioenergia; Tecnologias de Conversão e Armazenamento de Energia) e 3 Laboratórios (Solar; Biocombustíveis; Materiais e Revestimentos).

LGM – Laboratório de Geologia e Minas,, que inclui 5 Unidades de I&D (Informação Geocientífica; Recursos Minerais e Geofísica; Ciência e Tecnologia Mineral; Geologia, Hidrogeologia e Geologia Costeira; Núcleo de Sondagens).

O LNEG está ciente de que o trabalho em rede e em cooperação pode otimizar competências e que a partilha de conhecimentos é uma ferramenta para o sucesso, e por isso é um parceiro ativo das principais redes e plataformas de colaboração nas áreas de energia e geologia.

A missão do LNEG é promover a inovação tecnológica orientando a ciência e tecnologia para o desenvolvimento da economia contribuindo para o aumento da competitividade dos agentes económicos no quadro de um progresso sustentável da economia Portuguesa.

Enquanto instituição de I&D o primeiro objetivo do LNEG é realizar investigação orientada para as necessidades da sociedade, o apoio às políticas públicas e o desenvolvimento económico.

O envolvimento do LNEG em parcerias internacionais torna o LNEG num parceiro para a promoção da internacionalização e uma fonte preferencial de informação nas suas áreas de conhecimento. O LNEG colabora como consultor para as políticas públicas nas áreas da energia e geologia.

As atividades do LNEG, prioritariamente dirigidas às necessidades do tecido económico, são de três tipos diferentes que se apresentam de seguida:

  • Projectos de I&DT financiados, designadamente no âmbito dos Quadros Comunitários de Apoio e dos Programas-Quadro de I&DT.
  • Prestação de serviços e contratos com o tecido empresarial e com o próprio Estado nas mais variadas vertentes.
  • Apoio directo ao Estado nas vertentes de representação internacional, no fornecimento ao Governo de fundamentação de Ciência e Tecnologia adequada a políticas setoriais, problemáticas transversais e de interface ou que incidam sobre problemas da sociedade.
  • O LNEG está atualmente envolvido em mais de 100 projetos de I&D, nacionais e internacionais (incluindo europeus) e tem um papel importante no desenvolvimento, implementação e apoio às Políticas Nacionais nas áreas de Eficiência Energética e Energias Renováveis e Recursos Nacionais (Estudos Geológicos). O LNEG está também muito empenhado nas atividades do IEA (CERT, WG, Actividades e Acordos de Implementação), bem como na EERA e na ESEIA.

    Contacto: Ana Paula Duarte

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Formar Project Partners Logos